quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fúria Jovem nos jornais locais


Lages, 6/10/2011, Correio Lageano por Begair Godóy


Embora tenha sido criada em agosto de 2010, a Fúria Jovem, torcida do Internacional de Lages ainda está em fase de organização. Mas já conta com 21 membros. No entanto, o forte de sua divulgação é em redes sociais na internet.


E é pelo Orkut na Comunidade do Internacional de Lages, atualmente com 1124 membros, que está acontecendo um movimento para que a diretoria do Inter volte atrás na decisão de mudar o escudo do clube. É que ano passado a diretoria do Internacional propôs ao Conselho Deliberativo a mudança do escudo do Colorado e a proposta foi aprovada.


Em vez do escudo com a araucária estilizada, com a estrela que celebra o título estadual de 1965, o Inter voltou a usar um escudo com as iniciais S, C, e I, utilizado na fundação do clube e inspirado no Inter de Porto Alegre. E a mudança ocorreu apesar de o Inter de Lages sendo chamado oficialmente de Esporte Clube Internacional (ou seja, ele tem as iniciais E, C e I.).


O escudo da araucária foi criado em 1982 e faz menção à árvore que é um dos símbolos da cidade. Em vez de reproduzir o do Inter de Porto Alegre, o escudo nasceu a partir de um trabalho ativo do Conselho Deliberativo e da diretoria do clube na época e também dos publicitários Gil Souza e Marcos Lenzi. As letras E e C uniram-se em um I estilizado, com as feições de uma araucária. Abaixo do escudo aparece a inscrição “Inter Lages”. Aparece também a estrela, que simplesmente sumiu a partir da alteração feita em 2010.


O membro da Fúria Jovem, Alexsandro Capistrano (30), prefere a camisa com a araucária. Ele disse que as conversas nas redes sociais (Orkut, Facebook e Twitter) não aprovam a ideia da mudança. E fez questão de votar numa pesquisa feita no Orkut que conta até agora com mais de 1.200 torcedores e na sua grande maioria disseram que preferem o escudo da araucária. O presidente do Inter, José Carlos Alves Medeiros, o Brequinho, garantiu que não haverá mudanças. “Agora fica chato mudar”, justifica. “Vamos ficar com essa camisa. O torcedor já se identificou com ela”, reforça o dirigente.


“A camisa da atualidade se assemelha muito com a do Inter de Porto Alegre”, observa o conferente logístico. Alexsandro disse ainda que indiferente às mudanças, o certo é que o Inter tem ganhado muito apreciadores. “Ano passado teve alguns jogos que o time foi vaiado. Hoje, a história é diferente. Qualquer lugar que você vá estão falando do Inter e de bem”, comenta.


O morador do bairro Penha acredita que o Inter vai subir este ano e que a Fúria Jovem pretende assistir além dos jogos em casa do clube lageano, o do dia 16 contra o Caçador, fora (returno). “Nosso lema é Amizade, Força e União e o símbolo é um Leão novo com cara de bravo, simbolizando a fúria”, explica.


O que se fala nas redes sociais


João Vitor, do bairro Araucária, diz: “A expectativa é que o Inter chegue na final, lotando o tio Vida e suba para a segunda divisão e quem sabe volte para elite, onde é o seu lugar”. “A torcida está comparecendo bem mais, graças às matérias que toda a mídia está fazendo e divulgando o Inter. A torcida está vendo o bom momento do time e apoiando bastante”.


Bruninho (Dedé) - 14 anos, morador do Santa Helena, membro da torcida Fúria Jovem desde janeiro deste ano. “Acho que o Inter está bem melhor que o ano passado. Colocou a bola no chão começou a jogar um verdadeiro futebol cadenciado e bonito. Creio que este ano com certeza a gente sobe porque o time está bem melhor”.


“O time está unido mesmo com as condições de treinamento, sem campo para treinar e moradia precária. Acho que o time está muito forte apesar de tudo”
Mais de Bruninho: “A 1ª torcida do Inter é a mais apaixonada com certeza e cada vez vai crescer mais junto com o Inter, sempre fazendo a festa no Tio Vida”.


Bruno Boeira - 21 anos, morador do bairro Copacabana e membro da Fúria Jovem desde agosto de 2010. “Creio que o time está com um bom elenco, vem com duas vitórias consecutivas, e isso eleva o otimismo da equipe e da torcida, a expectativa de todos é um Inter forte, e que suba para 2ª divisão do Catarinense, e consequentemente para 1ª divisão, que é seu lugar de origem”. Uniforme: “Minha preferência é camisa com a Araucária, que caracteriza mais a nossa região, e diferencia dos demais “Inters” pelo Brasil.


“Inter tem obrigação de vencer”, diz Graniti


Hoje, a partir das 20h30min, o Inter de Lages enfrenta o Pinheiros. O confronto será em casa e os Colorados tentam manter a liderança do turno do Campeonato Catarinense de Futebol da Divisão de Acesso. O vice, Biguaçu, e o terceiro colocado, o Oeste, jogam no mesmo horário, em Biguaçu. O confronto entre Maga (7º) e Caçador (4º) será às 15h30min.


O time lageano é o único entre as sete equipes que não perdeu e que ainda não levou gol. “O Inter só depende dele. Vai entrar em campo respeitando o adversário e uma vitória deixa o clube numa situação privilegiada. O Inter tem a obrigação de vencer”, comenta o treinador Raffaele Graniti.


Na partida de hoje ele contará com 18 jogadores, entre eles, os estreantes, o meia Danilo e o lateral André. Sobre o recém-contratado Claúdio Júnior garantiu que ele não vai jogar até porque a documentação não ficou pronta. “Ele terá que conquistar o seu espaço. Terá que treinar muito”, adianta o comandante Colorado.


Fotos: Begair Godóy

Fonte Jornal Correio Lageano
http://www.clmais.com.br/informacao/26030

Nenhum comentário:

Postar um comentário